quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Ativistas Culturais de Poá publicam carta aberta ao Prefeito Eleito de Poá Gian Lopes

Publicado em Blog Magno Oliveira 2020

https://magnooliveira2020.wordpress.com/2016/11/24/carta-aberta-ao-prefeito-eleito-de-poa-sobre-a-escolha-do-novo-secretario-de-cultura/

CARTA ABERTA AO PREFEITO ELEITO DE POÁ, SOBRE A ESCOLHA DO NOVO SECRETÁRIO DE CULTURA


Excelentíssimo Prefeito Eleito da Estância Hidromineral de Poá, Sr. Gian Lopes.
Mediante ao exposto pós período eleitoral, vimos aqui colaborar com Vossa Excelência no sentido da escolha do novo Gestor da Secretaria de Cultura de Poá. Não estamos aqui querendo impor de forma alguma nomes ou pessoas, mas sim desenhar um perfil dentro da nossa experiência e vivência no quadro político e sobretudo em cultura na cidade de Poá. Até porque entendemos as exigências do sistema político e do chamado presidencialismo de coalização, de se formar maioria no parlamento municipal e se contemplar aliados que foram cruciais no processo eleitoral. Porém, é importante frisarmos que a Cultura na cidade, passa por outro momento, que vai além do que se pratica na política tradicional.
Hoje ela tem papel de consolidar o município como protagonista na gestão pública, dar uma alternativa sustentável para alavancar o turismo local, além de ser uma saída para o município tentar recuperar parte das receitas que perderá quando a nova lei do ISS entrar em vigor no país. É desejável que o gestor seja alguém que pense além da política, se vier a ser um artista que pense além do entretenimento, se for um produtor, que priorize primeiro a produção e o artista local, ante aos grandes shows e que nenhum desses seja corporativista nas escolhas dos profissionais que trabalharão ao seu lado.
É desejável que o novo Secretário seja alguém notável, que pense em Cultura enquanto política pública e que queira propor um projeto de Estado e não de governo para o setor. É desejável, que o proposto agente político, tenha conhecimento em gestão pública, tenha formação em Cultura, saiba das leis vigentes, das peças orçamentárias. Saiba da importância do Sistema Municipal de Cultura e da adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura para a sobrevivência do mesmo, nos próximos anos junto aos convênios com o Ministério da Cultura.
Por fim, que valorize a parceria com o Conselho de Políticas Culturais de Poá. Reiteramos que em nenhum momento com essa carta pretendemos fazer lobby, legislar em causa própria, ou interferir em nomes ou pessoas, mas colaborar e abrir um canal inovador de parceria com a nova gestão municipal, na qual desejamos grande sucesso nessa nova empreitada.
Grato pela atenção, nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos Cordialmente;
Membros Representantes da Sociedade Civil no Conselho Municipal de Políticas Culturais: Anderson Luiz Lima, Alexandre Rafael Barbetta, Cleyton Souza Gonçalves, Marco Antônio Senna, Magno Oliveira da Silva, Maria Dolores dos Santos, Willian Ferro e Secretário Geral do Fórum Permanente de Cultura de Poá: Jhonata Santos Barbosa da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!