terça-feira, 20 de janeiro de 2015

FOTÓGRAFOS SE MOBILIZAM PARA DESENVOLVER PROJETOS EM POÁ

A iniciativa é do poeta e blogueiro Magno Oliveira e do fotógrafo Fagner Faustino. Visa reunir grupo na cidade para realização de projetos dedicados às artes visuais na região.


Capa do grupo no Facebook

Esta semana teve início em Poá um movimento por parte de ativistas culturais, fotógrafos e simpatizantes da fotografia, para mobilizar profissionais e amadores da área de fotografia.




A iniciativa é do poeta e blogueiro Magno Oliveira e do fotógrafo Fagner Faustino. Os primeiros passos dados foram: criação de um grupo público no Facebook chamado Fotógrafos de Poá. “A idéia do grupo foi sugestão do Fagner em conversa recente, que tive com ele, onde discutimos possíveis projetos na área de artes visuais dentro da modalidade de fotografia.” Diz Magno Oliveira.

O intuito do grupo formado na rede social é de aproximar os fotógrafos da cidade, com a intenção de discutir projetos que envolvam esta arte, dicas de exposições, eventos, mostras. Debates para gerar políticas públicas. Discussão sobre ideias para criações de projetos que possam ser desenvolvidos na cidade. 

“Temos conhecimento que, existem projetos na cidade que ensinam jovens interessados em fotografia a começarem a dar os seus primeiros cliques, mas para onde vão esses aprendizes depois do curso? Com a interação entre os fotógrafos da cidade conseguiremos um melhor posicionamento tanto cultural quanto profissional, do amante de selfies ao fotógrafo profissional.” afirmou Fagner Faustino da FausS Design.Photo.

Outro passo dado nesta mobilização é a reunião dos fotógrafos poaenses e demais pessoas que tenham interesse pela área para discussão de pautas.

Algumas possíveis propostas são:
  • A criação de um feriado municipal na cidade em homenagem aos fotógrafos e a fotografia, onde nesta data poderão os poaenses e os fotógrafos a participar e realizarem eventos na cidade.
  • Mostras e exposições que percorram o município sempre com o intuito de difundir a arte.
  • Fóruns para discussões sobre o tema.
  • Apoio ao Conselho de Cultura da cidade, que há um ano espera a sanção pelo prefeito de Poá e está por enquanto com seus trabalhos comprometidos.
“Todas as pautas serão amplamente discutidas via redes sociais e de outras formas com quem se propuser a participar do movimento.” Garante Magno Oliveira. “O grupo no Facebook por enquanto está com 34 pessoas, porém deve aumentar nos próximos dias, pois será amplamente divulgado via redes sociais e todas as formas que forem possíveis, para que a participação popular seja de grande quantidade e qualidade, assim proporcionando qualidade aos debates e proposição dos temas a ser trabalhados.” Conclui Magno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!