quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

CONSELHEIROS ELEITOS PARA REPRESENTAR A SOCIEDADE CIVIL NO CMPC DE POÁ REÚNEM-SE PARA REUNIÃO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA.

A Associação Cultural Opereta, receberá na próxima segunda-feira (26), a partir das 19h, membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Poá, eleitos pela sociedade civil. A pauta do encontro será para decidir medidas pressionando o prefeito Marcos Borges (PPS) a sancionar projeto criando o conselho, que têm sofrido, segundo conselheiros, com falta de interesse do executivo.

Foto da primeira reunião dos conselheiros eleitos pela sociedade civil, quando Celso Guarinho ainda fazia parte do grupo

A ideia de criar o Conselho teve início em 2009, voltou 4 anos depois quando foi aprovado pela Câmara o projeto que o cria. Os conselheiros eleitos pela sociedade civil foram eleitos em abril de 2014. A posse estava marcada para maio e até o momento não foi sancionado pelo executivo. Para resolver estas pendências uma reunião foi marcada para o dia 26. Além dos membros da sociedade civil, nomes como os de Geraldo Garippo (IFAB) Instituto Augusto Boal, Rose Meusburger (Gaia Brasil), Magno Oliveira representando mídias culturais (Folhetim Cultural) e ativistas culturais da cidade já confirmaram presença.

Serão discutidas medidas para romper as barreiras e dificuldades criadas pelo Secretário de Cultura, Douglas Aspasio, que não colabora para que haja a sanção do projeto do conselho.

Douglas agora alega a necessidade de ser feita uma nova eleição dos representantes da sociedade civil, pois haveria irregularidades na eleição do ano passado. O conselho alega não ter havido qualquer tipo de irregularidade.

“O secretário Douglas não é a favor da criação do conselho, esta é a verdade. Por isso desde 2009 vem barrando a iniciativa. Mas ele não é o único culpado, o ex-prefeito Testinha (SDD) e o atual Marcos Borges (PPS) não demonstraram interesse em tratar cultura como se deve. Os vereadores da cidade após a aprovação da lei não acompanharam os trabalhos, também demonstram falta de interesse” – protesta Magno Oliveira, que estará na reunião e demonstrou apoiar o conselho: “Participei de algumas reuniões em 2013, de outras antes da posse do conselho e das que houve após a posse, o Conselho tem meu apoio assim como também de todos que pensam cultura na cidade”. E completa: “Para fortalecer o conselho é necessário mostrar para a população a importância dele, atrair os artistas, que estão espalhados pela cidade aqui tem muita gente boa, precisam de incentivos, precisam lutar.”

O Folhetim entrou em contato com o empresário, Gestor Público, Produtor Cultural e ex-funcionário da secretaria de cultura, Alexandre Barbetta morador de Poá há 38 anos, que é um dos responsáveis pela lei que regulamenta o Conselho Municipal de Políticas de Cultura de Poá.

Folhetim: Alexandre, como você vê esse problema entre a secretaria de cultura e os conselheiros eleitos pela sociedade civil?

Alexandre:
Ruim para a cultura na cidade. Os conselheiros foram eleitos democraticamente e a secretaria no primeiro momento deu todo respaldo para que a lei do conselho fosse criada. Com essa dificuldade, os dois lados perdem, principalmente o artista poaense.

Folhetim:
E o que você acha das alegações do secretário para atrasar a sanção do projeto?

Alexandre:
Não concordo! Eu acompanhei a eleição que foi feita com a concordância de todos os presentes sob total transparência, obedecendo todos os tramites legais. Quanto à questão da mudança dos integrantes do governo, também não concordo! São processos diferentes, segundo o que diz a lei vigente, é só o prefeito indicar novos integrantes. Gostaria de acrescentar que o funcionamento pleno do conselho de políticas cultural de Poá é fundamental para o fomento e desenvolvimento cultural e turístico da cidade.

Também conversamos com um dos conselheiros, Hugo Prado eleito pela sociedade civil:

Folhetim: Tem ocorrido baixa participação da população com o conselho de cultura, baixo público na posse dos conselheiros da sociedade civil e nas reuniões realizadas antes e pós-eleições. Segundo o poeta e blogueiro Magno Oliveira a participação popular é fundamental para o Conselho ganhar respeitabilidade na cidade e ter suas demandas atendidas. Que medida você acredita que seria eficiente para atrair a atenção da população e o apoio dela?

Hugo:
Resultados. Mas sem colaboração do poder público fica realmente complicado e acaba não saindo do campo das promessas, desmotivando todos os interessados.

Folhetim:
Estes resultados que você mencionou, dependem inicialmente da aprovação do projeto, que tem tido grande atraso. O secretário alega que este atraso é devido a irregularidades e por isso a eleição deve ser refeita. Qual sua posição em relação a isso?

Hugo:
Se houve qualquer irregularidade, precisa esperar quase um ano? Por que houve então cerimônia para empossar? Poderíamos ser chamados para uma reunião conjunta, por exemplo, para discutir isso. E não foi por falta de tentar. Sem a assinatura do decreto fica difícil a atuação, estamos deixando de receber, por exemplo, os repasses do fundo de cultura, que ainda não existe em Poá pela ausência do conselho de forma "oficial".

Ao ser procurado pela equipe do blog Marco Senna, outro representante do conselho, preferiu se pronunciar apenas depois da reunião depois do dia 26.

Ao entrar em contato com a Secretaria de Cultura, não conseguimos falar diretamente com Douglas Aspasio, mas ao informarmos a sua secretária sobre o motivo do contato e sobre a reunião na Opereta, Cristina Lopes afirmou que a reunião marcada não pode ser considerada do conselho porque o conselho não existe. Quando perguntado sobre a demora para liberar a sanção do conselho de cultura, Cristina disse que após a reunião trocou-se de prefeito mais de uma vez e como as pessoas que elegeram os conselheiros não são mais as mesmas, aquela reunião perdeu a validade.

O conselho marcará reunião diretamente com o Prefeito e cogita entrar com ação no Ministério Público.

A reunião será aberta ao público e quem quiser assistir deve comparecer na Associação Cultural Opereta, na R. Dr. Emilio Ribas, 168, V. Sopreter - Poá (próximo ao prédio da Vivo), a partir das 19h do dia 26 de janeiro.

Os representantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) são: Rafael Osti Benevuti, Hugo Prado, Marco Senna e Claudio D. Fernandes. Celso Guarinho integrava o conselho, porém pediu demissão do cargo e em seu lugar entrará suplente.

Matérias relacionadas ao Conselho:

Secretaria de Cultura não terminou de formar o CMPC até o dia 20 de abril como previsto e atrasa os trabalhos do Conselho de Cultura



Representantes da sociedade civil do CMPC se reúnem pela 1ª vez após eleição do conselho


Reunião entre Secretaria de Cultura e membros da sociedade civil do Conselho de Cultura define posse do CMPC


Matéria: Dhyne Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!