terça-feira, 19 de março de 2013

Exposição Museu do Futebol: A paixão do brasileiro vista num Museu Itinerante

Magno Oliveira visita a Exposição Itinerante Museu do Futebol. No Pavilhão de Exposições Prefeito José Massa.

Em 1895 Charles Miller trouxe a primeira bola de futebol para o Brasil, após 71 anos o Brasil vencia pela primeira vez em sua história uma Copa do Mundo. De lá para cá foram mais 4: 1962, 70, 94 e 2002 em 1950 e 1998 fomos vice. Nas duas últimas Copas do Mundo paramos nas quartas de final em 2010 para a Holanda e em 2006 para a França que é nossa grande algoz vide o acontecido em 1976 quando nossa seleção foi eliminada pelos franceses e 98 quando levamos uma aula de futebol 3x0 fora o chocolate. Em 2010 a dura eliminação para a Holanda foi de virada. Ambas seleções chegaram a final mas não levantaram o caneco, mas nenhuma derrota é tão dolorosa quanto a para os nossos rivais uruguaios em 1950 nossa primeira Copa do Mundo no Brasil, onde aconteceu o famoso Maracanazzo.

Ao entrar na Exposição Museu do Futebol essas derrotas e o sentimento de fracasso não vieram, pois logo na entrada as 5 Capas expostas do jornal O GLOBO fizeram eu me lembrar do futebol de glórias e considerado o melhor do mundo até alguns anos atrás, hoje não somos mais aquele celeiro de craques de antigamente como disse a Placar o ex jogador Fernandinho hoje com 100 anos, ele que foi o primeiro goleiro profissional do Flamengo "Antes montávamos até 3 seleções, hoje não montamos nem uma direito".

Saudade de 2002 seleção que tinha Ronaldo, Marcos, Rivaldo, Cafu e Roberto Carlos, saudade de 94 com Romário, Rai, Taffarel, Branco, Dunga e 70, 62 e 58 de Pelé, Zagallo, Pepe, Garrincha e tantos outros craques campeões do mundo com a camisa amarelinha.

Continuando a viagem pela Exposição foi possível se acomodar e com muito conforto assistir aos melhores momentos de todos os jogos da Copa de 2002, Copa em que a família Scolari levantou o caneco, copa de Ronaldo o maior artilheiro de todas as copas, a declaração de amor de Cafu a sua esposa no pódio e da cambalhota no Planalto Central do sempre irreverente e talentoso volante Vampeta.

Os já citados neste texto Romário, Pelé, Garrincha e Ronaldo podem serem vistos no grande pôster com a seleção de todos os tempos formada ainda por Nilton Santos, Beline, Carlos Alberto Torres, Gilmar, Zito, Djalma Santos e Ronaldinho Gaúcho. O técnico João Havelange (Presidente de Honra da FIFA). João Havelange que é destaque  neste poster com a frase: "O esporte formou se numa escola de resistência e disciplina". Vários posters enfeitam e trazem fatos relevantes da maior paixão do brasileiro, em homenagem ao poeta, político, radialista, músico e compositor Ary Barroso, todos os capitães erguendo a taça do título mais importante do futebol mundial, não viu o primeiro gol em Copa do Mundo? A exposição mostra em foto, para fazer o fã do futebol delirar, Zizinho o conheça, ele mesmo fala, quem ele é, como é e com o que sonha. Pena o presente da frase anterior estar num passado distante, um passado de várias décadas Zizinho grande craque brasileiro que não está mais entre nós.

Perto de que a sua paixão pelo futebol pode leva lo a exposição é pequena, mas nunca podemos deixar de falar de futebol sem falar dos melhores de todos os tempos Pelé é lembrado na exposição com poster gigantes, Neymar seu púpilo também.

Uma Seleção de todos os tempos é montada alguns grandes craques do passado são lembrados, outros craques do presente Neymar, Kaká, Ronaldinho Gaúcho e PH Ganso, este quarteto que pode recolocar o Brasil no lugar mais alto do pódio em 2014 quando teremos a chance de refazer uma final no Maracanã essa agora quem sabe com um final feliz.

Magno Oliveira
é poeta e repórter cultural, em breve irá publicar seu primeiro livro de poesias.

Esta exposição faz parte das comemorações de aniversário da cidade de Poá realização Prefeitura da Estância Hidromineral de Poá e Secretaria de Cultura de Poá.

Exposição Museu do Futebol
No Pavilhão de Exposições Prefeito José Massa, na Praça dos Eventos Lucília Gomes Fellipe em Poá, Avenida Antônio Massa sem número.
De segunda a domingo, Grátis. de 09 a 26 de Março. Das 10 hrs ás 18h30.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!